PortuguêsEspañolEnglish

Você está preparado para viver o hoje?

7 ago 2017 7 ago 2017

Ao iniciar novas turmas e palestras, sempre tento estabelecer um contato com o público, priorizando três preceitos que considero básicos: ter foco/caráter (não se preocupar com a vida alheia), simplicidade e qualificação (pagar para trabalhar). Você não leu errado, isso mesmo, pagar para trabalhar. Este último preceito deverá ser sempre aplicado quando pretendemos alçar novos voos profissionais. Por isso, não importa o quanto você seja qualificado, mas para algo novo você, sempre será um iniciante, ou seja, um aprendiz.

Para entender melhor este aspecto da qualificação anteriormente levantado, eu recomendo fortemente um filme leve, que classifico como sendo de vanguarda “Um Senhor Estagiário”.

Pois bem, a humildade será sempre necessária e imprescindível, para conhecermos melhor os nossos limites e usar estas limitações em favor de tentarmos compreender sempre, aquele “que” de conhecimento que nos falta. Isso vai fazer toda a diferença, pois nos tornará mais próximos da qualificação que o mercado necessita.

Vivemos num mundo competitivo, globalizado e com mudanças substanciais de conceitos, num curto espaço de tempo. Por conseguinte, não basta mais ser qualificado. É preciso manter-se qualificado. Ainda bem que as informações nos tempos atuais estão disponíveis, mas, agora, temos um novo problema que é saber garimpar tais informações.

O consumo de conteúdos disponibilizados na internet avança a passos largos dando a impressão de que toda a informação está lá a um toque dos dedos. Ledo engano. Temos de nos preocupar com a qualidade da informação que consumimos. Além disso, fica muito difícil manter o foco nas “info ondas”, pois a cada instante pipocam tentações do marketing segmentado que nos tenta desviar, a todo custo, para promoções, conteúdos exclusivos etc.

Se não bastasse estas tentações, ainda temos de nos manter atualizados nas redes sociais, quer seja para fins de família, amizades ou até mesmo do trabalho. A cada dia o bom e velho e-mail vem perdendo a sua importância de outrora no rol dos meios de comunicação digitais atuais. E não adianta querer lutar contra isso, como muita gente tenta fazer, pois é inútil. Lembro que no século passado muita gente ignorava os computadores. Hoje não vivemos mais sem eles.

Voltando ao tema da qualificação, veja que não adianta apenas termos conhecimentos específicos nos dias atuais, pois igualmente importante é estarmos inseridos nos novos conceitos comportamentais da sociedade. Por isso, fiz questão de divagar um pouco sobre estes novos aspectos para alertar, que nunca foi tão difícil se manter atualizado.

Nestes novos tempos, o tempo continua sendo uma das coisas mais preciosas de que dispomos, só perdendo para a vida. Vale ressaltar que a vida é indissociável do tempo. A meu ver, a administração correta do tempo é a chave para resolver quase todos os nossos problemas. Entendo que o tempo é uma questão de prioridade, já que não conseguiremos dar conta de tudo que gostaríamos. É aí que entra o planejamento de atividades com prioridades. Temos de aprender a ser multitarefa, ou seja, fatiar o tempo em partes para atacar cada atividade sem, no entanto, perder a sua continuidade e temporalidade. Acredito que conseguir essas habilidades está diretamente ligado à prática e à consciência da necessidade de se programar tal política de vida, sem a qual você dificilmente dará conta do recado.


Prof. Paulo Sergio Oliveira de Carvalho (Criador da PS Videoaulas) – Engenheiro Civil Doutor.

Leciona nos cursos de Engenharia Civil nas Faculdades UNINASSAU e ESTÁCIO na cidade de João Pessoa/PB

E-Mail: ps@psvideoaulas.com

Web Site: http://psvideoaulas.com

YouTube: https://www.youtube.com/user/psvideoaulas

© 2014 - @construçãocivil

Desenvolvido por: ALEXANDRE BENKENDORF - web designer | designer gráfico | programador